quinta-feira, 3 de abril de 2014

Posted by Unknown Posted on 18:06 | No comments

Sismo no Chile faz seis mortos

O sismo de 8.2 que atingiu o Chile ontem à noite matou pelo menos seis pessoas. Durante a noite foram ainda registadas mais de 20 réplicas e já foi lançado o alerta de tsunami.

Publicado por Marta Machado

Ontem à noite o Chile foi atingido por um sismo de magnitude 8.2 na escala de Richter. Até ao momento morreram pelo menos seis pessoas e várias ficaram gravemente feridas. Às 21 horas foi sentido o primeiro abalo (início da madrugada em Portugal), seguido de ondas de 2.2 metros que alcançaram algumas zonas da costa 45 minutos depois. O alerta de tsunami foi declarado no Chile, Peru, Equador e Honduras.
Depois deste alerta, cerca de 900 mil pessoas foram retiradas para zonas altas da cidade.

 
Foto: EPA. Depois do sismo, milhares saíram à rua no Chile.

A Presidente Chilena, Michele Bachelet, decretou hoje o estado de catástrofe natural. “O Governo vai trabalhar o tempo que for preciso para confrontar esta emergência” afirmou. Um dos seus maiores receios passa pelos possíveis problemas de segurança. A líder chilena anunciou também o envio de reforços do Exército para manter a ordem nas zonas afetadas.

Segundo o Público, também o Presidente do Equador, Rafael Correa, mostrou a sua preocupação. “Devemos estar atentos às nossas costas e devemos preparar-nos” declarou.

Também no Peru foram lançados alertas na zona costeira e as estradas junto à costa foram fechadas. A sul, na cidade de Tacna, 80% da população chegou estar sem eletricidade.

O Chile é um dos países com maior atividade sísmica do mundo, sendo que o último de grandes dimensões foi a 27 de Fevereiro de 2010, que matou 526 pessoas.


Leia também:
 
Categories: , ,

0 comentários:

Enviar um comentário