quinta-feira, 3 de abril de 2014

No dia 2 de Abril comemora-se o dia internacional do livro infanto-juvenil. Venha relembrar os livros da sua infância. Quais são os seus preferidos?

Publicado por Laura Filipe


Eu sei que já não é cedo, mas ainda é oficialmente dia 2 de Abril, e, portanto, ainda estamos no dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.
Ouvi pela primeira vez falar desta celebração hoje de manhã enquanto ia no comboio a ouvir rádio. E despertou-me toda uma nostalgia da infância.
Passei o dia a pensar naqueles livros que me marcaram quando era pequenina e que agora estão numa caixa na arrecadação ou escondidos nas últimas filas das prateleiras. "Que desperdício. Devia ir buscá-los." Bem dito, bem feito.


E aqui estão, alguns dos meus livros preferidos quando era miúda:
                                                                                              


Fotos: Tudo e Mais um Par de Botas


Estaria a mentir se não dissesse que perdi mais de uma hora a cheirá-los, folheá-los, a ver com atenção todos os desenhos e gravuras, e a fazer "awww" a cada lembrança associada.
E então pensei: será que os miúdos hoje lêem as mesmas coisas que eu lia em pequena?

Fiz uma pequena pesquisa na net e deparei-me com alguns livros à venda na Fnac que eram recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. Dois deles são os primeiros livros da saga Harry Potter e também o último. Mas ainda se recomendava O Principezinho, Meu Pé de Laranja Lima e A Fada Oriana.

À primeira vista, a diferença é praticamente nenhuma. Mas reparei que, apesar de serem livros infanto-juvenis, já abordam temas importantes e até mesmo "pesados".
O último livro da saga Harry Potter, por exemplo, é dos mais escuros de toda a saga, abordando temas como a morte, o sacrifício e a guerra. E o Meu Pé de Laranja Lima aborda muito claramente a pobreza.
Claro que é bom que as crianças e jovens sejam confrontados, de modo adequado à sua idade, com temas atuais e preocupantes (especialmente numa altura em que a informação circula a mil há hora, nos meios de comunicação social e nas redes sociais), mas não será mais importante deixá-los sonhar mais algum tempo com personagens de fábulas, princesas e príncipes encantados e todo um mundo de fantasia em que o bem ganha sempre?

É a minha opinião, e vale o que vale. Mas a minha verdade é esta: tenho 20 anos e ainda paro, onde quer que esteja, para folhear livros com princesas ou animais na capa, e sou completamente louca por tudo o que seja filmes de animação. E quer-me parecer que isso não vai mudar nunca.


P.s.: Sabiam que este dia se comemora no aniversário de Hans Christian Andersen, autor de A Pequena Sereia? Não pode ser coincidência.






0 comentários:

Enviar um comentário