domingo, 6 de abril de 2014

"Tartarugas marinhas. A viagem" é a primeira exposição temporária do Oceanário de Lisboa e já contou com 1 milhão e 600 mil visitantes.

Publicado por Laura Filipe


A escolha da temática da exposição partiu do facto destes répteis marinhos estarem ameaçados e de o seu percurso de vida ser pouco conhecido pelo público em geral.

Fonte: Oceanário de Lisboa
O espaço integra uma área de 600 metros quadrados e retrata a viagem das tartarugas marinhas através dos oceanos. São três exemplares de tartarugas marinhas, da espécie Caretta caretta, que podem ser observadas através das passagens por cima do aquário e do nicho subaquático de observação.
Entre outras espécies estão Corcovados e Plombetas, umas das mais de 25 espécies de peixes que podem ser observados a acompanhar as tartarugas marinhas. Mas também se podem apreciar os ecossistemas marinhos: os recifes de coral, as pradarias marinhas, o mar dos Sargaços e o oceano profundo.

João Falcato, admnistrador do Oceanário de Lisboa, em entrevista para o website homónimo, afirmou que a nova exposição aborda a importância cultural das tartarugas e os esforços feitos na preservação das espécies e dos seus habitats naturais, e que, assim, o Oceanário continua a promover a conservação dos oceanos, reforçando a sua missão.

Um dos aspetos mais fascinantes do comportamento das tartarugas marinhas é o seu instinto natural e a sua capacidade para percorrer grandes distâncias e, no caso das fêmeas, de regressar às zonas onde nasceram para nidificarem, continuando o ciclo de reprodução.
Fonte: Própria

Visitado por mais de 14 milhões de pessoas desde a sua inauguração em 1998, o Oceanário de Lisboa é reconhecido mundialmente pela excelência da sua exposição, pela experiência de uma década e pela sua missão de "promover o conhecimento dos oceanos, sensibilizando os cidadãos em geral para o dever da conservação do património natural, através da alteração dos seus comportamentos.”

Tudo e mais um par de botas relembra que a exposição não tem data anunciada para fechar, pelo que ainda é possível visitá-la.
O horário de verão é das 10h00 às 19h00 e o custo de entrada é de 16€, havendo descontos para crianças, estudantes e reformados.

0 comentários:

Enviar um comentário