quarta-feira, 21 de maio de 2014

É fã de fotografia? A exposição World Press Photo está no Museu da Eletricidade em Lisboa até ao dia 25 de Maio. Tudo e mais um par de botas foi ver as fotografias eleitas como as melhores do ano.

Publicado por Marta Machado

Entramos e ambiente está calmo, escuro, em contraste com a luz que emoldura as fotografias em tamanho gigante. À entrada vemos a fotografia vencedora, de John Stanmeyer, ao lado de uma declaração de Gary Knight, o presidente do jurí de 2014. "Decidimos que estávamos a julgar a fotografia de questões ou acontecimentos e não os acontecimentos ou as questões em si mesmo" escreve o presidente.
Esta frase começa a fazer sentido, à medida que vamos percorrendo o corredor, coberto de fotografias com os cenários mais variados. É impossível não demorar o seu tempo em cada fotografia, tal não é a intensidade de cada uma, a emoção que transmitem captada com um simples “clique”.


Entrada da exposição.
São 10h30, pouco tempo depois da abertura e o espaço já está composto: pessoas que se demoram com a sua máquina fotográfica em cada tela, casais que comentam o desespero presente nos rostos de algumas fotografias, alunos que chegam numa visita de estudo e até um repórter e o câmara de um orgão de comunicação. De miúdos a graúdos, todos parecem querer ver as melhores fotografias do ano. Sara veio com a escola e num desabafo diz que "isto é só violência". Já o seu colega de turma comenta "quem me dera ter isto em casa" ao ver a fotografia de Elena Chernyshova, onde se vê um edifício inundado devido ao degelo no norte da Rússia.
 
Fotografia de Elena Chernyshova - 3º Prémio de vida quotidiana, reportagem.

As fotografias são sobre vários temas, desde desastres naturais, guerras, a natureza e desporto. São imagens que contam histórias de um país, de uma família ou de um simples indivíduo.

Ainda pode visitar esta exposição até o próximo domingo, dia 25. Pode consultar aqui o preço dos bilhetes.
Se quiser também descobrir quais os vencedores das dezenas de fotografias expostas, pode consultar o site da World Press Photo, aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário